O Web Designer é um generalista, ou seja, um profissional que precisa estudar várias áreas para poder montar um layout acessível, de boa usabilidade e navegabilidade, que consiga colocar o site de seu cliente em uma boa posição nos mecanismos de busca e que, além disso, o siteseja agradável aos olhos dos leitores.
Não, o Web Designer não é o Super Homem (ou a MulherMaravilha). Em layouts sem muita complexidade, o Web designer pode aplicar sua experiência, estudo ou habilidades, mesmo que não sejam muito aprofundadas em todas as áreas necessárias. Em layouts mais complexos, ele pode sub-contratar os especialistas necessários para as áreas que ele não domina.
Encontramos no mercado diferenças exorbitantes de preços para se montar um site. Essa é uma escolha do cliente – se ele preferir contratar um profissional mais barato (e que provavelmente tem conhecimento muito superficial nas várias áreas de conhecimento necessárias) não pode exigir um site igual ao do concorrente que contratou toda uma equipe de profissionais.
Como generalista, e portanto o pai do projeto, o Web Designer deve saber elaborar antes de tudo, junto com seu cliente, o conceito do projeto – qual será o objetivo do site, qual o público-alvo, como o site será apresentado, etc. Esse profissional então, precisa ter conhecimento de planejamento estratégico e arquitetura da informação para que o projeto atenda os objetivos do cliente.
Um bom profissional, mesmo generalista, deve ter, no mínimo, conhecimento profundo de CSS (que faz os estilos, o formato do site) e HTML(que faz com que o site rode o conteúdo) e padrões WEB. Se o site for instalado em alguma plataforma (como os blogs), ou utilizar um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS – que facilita a atualização do site, sem necessidade de contratar o desenvolvedor a cada alteração), oWeb Designer precisa também conhecer totalmente a ferramenta que será utilizada. Além disso, o conhecimento de algumas linguagens, comoPHP e JavaScript, podem ser necessários.
Algumas hospedagens oferecem ferramentas de fácil utilização para a manipulação do banco de dados do site, mas o profissional deve conhecer a melhor alternativa a fim de obter a melhor resposta para o cliente sem grandes aumentos de custo.
Também é desejável que o Web designer seja criativo e tenha bom gosto, e que, se não for desenhar a parte gráfica do site, contrate umdesigner gráfico para ter certeza da qualidade da identidade visual.
Como você pode ver, o Web Designer não é o Super-Homem ou a Mulher Maravilha, mas é necessário muito estudo, dedicação e experiência para ser um bom Web Designer.
0 comentários